CBMSC atuando na busca e resgate na cidade de Canoas (RS). O bairro de Mathias Velho foi um dos mais atingidos. Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Estado vizinho empenha recursos humanos e materiais para ajudar na recuperação após desastres naturais

Desde o início das fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, o Governo de Santa Catarina tem se mobilizado para prestar auxílio ao estado vizinho. Sob a direção do governador Jorginho Mello, diversas secretarias e órgãos estaduais, incluindo Proteção e Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública, têm trabalhado em conjunto para oferecer suporte às comunidades gaúchas.

Uma das ações notáveis ocorreu nesta terça-feira, 7, com a logística organizada para o transporte de medula óssea do Canadá para um paciente no Rio Grande do Sul, visando um transplante crucial. Enquanto isso, a área da saúde também enviou 484 bolsas de hemocomponentes, contribuindo para suprir as necessidades dos hospitais gaúchos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desempenha um papel crucial, com duas equipes de Força-Tarefa (FT) já em ação no Rio Grande do Sul. Mais de 2.800 pessoas e 377 animais já foram resgatados por esses profissionais, que contam com uma variedade de recursos, incluindo viaturas, embarcações, drones e equipamentos especializados.

WhatsApp Image 2024 05 05 at 14.36.45 3
Foto: Divulgação

As forças policiais catarinenses também estão presentes, com apoio aéreo, terrestre e especializado, enquanto a Defesa Civil coordena operações de logística e execução de auxílio humanitário. O envolvimento de aproximadamente 47 bombeiros, 11 policiais civis, 9 policiais científicos e 30 policiais penais demonstra o compromisso de Santa Catarina em estender a mão aos seus vizinhos em tempos de necessidade.