Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM

Estado é responsável por 6,5% da produção nacional e se destaca pela excelência de seus produtos apícolas

Santa Catarina celebra o Dia Nacional do Mel, em 17 de março, destacando-se como o terceiro maior exportador do Brasil. Entre janeiro e agosto de 2024, o estado exportou 3 mil toneladas de mel, totalizando US$ 7,7 milhões em receitas, conforme dados do Observatório FIESC.

Com aproximadamente 16 mil apicultores, Santa Catarina figura entre os cinco maiores produtores nacionais, com uma produção de 4,75 mil toneladas em 2022.

A qualidade do mel catarinense é amplamente reconhecida, especialmente o Mel de Melato da Bracatinga, que possui selo de indicação geográfica devido às suas características únicas.

apiario Lirion Selo ARTE
O Apiário Lirion, de Correia Pinto, recebeu o Selo ARTE para o mel silvestre e para o mel de melato de bracatinga que produz – Foto: Ascom/Cidasc

A Cidasc tem sido essencial na manutenção da sanidade das abelhas e na inspeção dos produtos, assegurando a excelência do mel produzido no estado. Desde 2021, 32 méis catarinenses receberam o Selo ARTE, permitindo sua comercialização em todo o território nacional.

Os consumidores devem sempre verificar o selo de inspeção nas embalagens ao adquirir mel, garantindo a procedência e a qualidade do produto. A apicultura em Santa Catarina não só impulsiona a economia local, mas também desempenha um papel vital na polinização das culturas agrícolas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.