Foto: Prefeitura de Itapema/Divulgação

Expectativa é de início das obras nos próximos quatro meses para transformar a orla da cidade

Um dos projetos mais esperados em Itapema, o alargamento da faixa de areia da praia do Estreito e Meia Praia, está em fase avançada.

O processo teve início com a apresentação do projeto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina em 2023. Desde então, foram realizados estudos técnicos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), reuniões com órgãos competentes e agora se aproxima a licitação para escolha da empresa responsável pela execução do alargamento.

Na próxima segunda-feira (26), está agendada uma reunião entre os órgãos ambientais e a prefeitura para discutir o assunto. A previsão é de que nos próximos quatro meses o projeto saia do papel, permitindo que, já na próxima temporada, os turistas encontrem uma nova paisagem na praia.

O valor total da obra está estimado em 60 milhões de reais, com previsão de conclusão em até 60 dias após o início. A expectativa é que o alargamento da faixa de areia, que deve dobrar o tamanho da praia do Estreito e da Meia Praia, seja iniciado após a pesca da tainha, entre julho e agosto.