
Aposentados do INSS serão os primeiros beneficiados; alunos do Prouni na próxima fase
O governo federal lança, nesta quarta-feira (24/7), o programa Voa Brasil, que disponibilizará passagens aéreas por até R$ 200. Nesta primeira fase, o foco será nos aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, sem considerar a faixa de renda. Inicialmente, o programa também incluiria alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que serão atendidos em uma segunda fase ainda sem data definida.
Um site específico para o programa será lançado, acessível por meio do cadastro gov.br. Este banco de dados verificará, entre outras coisas, se o beneficiário viajou de avião no último ano. Cada participante terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.
O objetivo do programa é aumentar o número de voos no Brasil, especialmente em rotas com baixa demanda. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as aeronaves estão operando com uma ociosidade de 18 a 21%. As passagens serão fornecidas pelas companhias aéreas, sem custos adicionais para o orçamento federal.
“Esse programa é fruto de uma construção coletiva, permitindo que mais brasileiros tenham acesso à aviação comercial”, destacou o ministro Silvio Costa Filho em março.