Foto: Airton Fernandes / SDC

Fenômeno raro, causado por fuligem de queimadas no Brasil, é observado em Maravilha, SC, e pode se repetir nos próximos dias

Maravilha, localizada no Oeste de Santa Catarina, foi a primeira cidade do estado a registrar a ocorrência de chuva preta, fenômeno que intrigou moradores na quinta-feira (12). O evento foi provocado por partículas de fuligem e cinzas vindas das queimadas no Centro-Norte do país, que se misturaram à água da chuva, escurecendo-a ao tocar o solo.

O meteorologista Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil de Santa Catarina, explicou que o fenômeno é resultado de uma frente fria que atravessa a região Sul, unida à presença de fumaça no ar. Segundo ele, a precipitação pode se repetir em outras áreas do estado entre quinta e sexta-feira.

A Defesa Civil alertou a população sobre os riscos à saúde relacionados ao fenômeno, destacando que a fuligem pode conter partículas tóxicas. Por esse motivo, é recomendável evitar o contato com a água da chuva e manter ambientes fechados para impedir a entrada de poluentes.

Dentre as recomendações das autoridades, destacam-se:

  • Evitar exposição à chuva preta;
  • Não utilizar a água da chuva para consumo ou higiene;
  • Fechar janelas e portas para limitar a entrada de fuligem.

Além disso, o órgão enfatizou a importância de seguir as orientações pelos canais oficiais de comunicação.