A aplicação do calcário tem objetivo de corrigir o solo para o cultivo de arroz irrigado, que acontece em setembro

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Secretaria de Obras, realiza uma grande força tarefa aplicando calcário nos solos em que será feito o cultivo de arroz irrigado. O calcário, que é recebido pelo Governo do Estado, chega até as lavouras e é aplicado com um maquinário da Prefeitura. O objetivo é fazer com que o solo fique mais fértil e produtivo, preparando-o para o cultivo de arroz irrigado que acontece em setembro.

Segundo o Secretário de Agricultura, José Elias Porto, estão fazendo a correção do solo com o calcário e já foram espalhadas mais de 300 toneladas. “A Epagri, em convênio com a agricultura, fez a análise de solo, a Secretaria de Obras transportou o calcário e a nossa equipe com o maquinário realizou a aplicação”, destaca o Secretário.

O calcário é utilizado para corrigir a acidez do solo, ao mesmo tempo em que fornece cálcio e magnésio, muito importante para a nutrição das plantas.  A aplicação do calcário aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas e permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e consequentemente o aumento substancial da capacidade produtiva da terra.