Guarda Municipal poderá autuar infrações e atender pequenos acidentes em parceria com a PRF
Representantes da PRF, da Secretaria de Segurança de Porto Belo e o vice-prefeito Ailto Neckel estiveram reunidos na manhã desta quarta (18) para tratar da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A proposta é que a Guarda Municipal possa agilizar a fiscalização de trânsito e responder a incidentes nas marginais do município.
O acordo permitirá que guardas federais atuem em conjunto com a PRF, realizando autuações, atendendo acidentes leves e promovendo mais presença em áreas atualmente com atuação restrita da PRF.
Um dos principais pedidos foi reforço de policiamento na entrada do bairro Sertão de Santa Luzia, ponto crítico por causa de caminhões que bloqueiam o acesso. A PRF garantiu ações mais efetivas no local.
O modelo se inspira em iniciativas de cidades vizinhas, como Itapema e Balneário Camboriú, que já contam com cooperação semelhante.
O acordo ainda depende da definição de prazos, formalização jurídica e treinamento da Guarda pela PRF, que apoiará a troca de conhecimentos técnicos.
Se aprovado, Porto Belo dará um passo importante no sentido de tornar a fiscalização viária mais eficiente e próxima aos cidadãos.