Roda de Conversa conduzida por profissionais aborda a importância da proteção às crianças e adolescentes no mês do Maio Laranja
Em adesão ao Maio Laranja, período dedicado ao enfrentamento do abuso e exploração sexual infantil, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Porto Belo, mantido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, uniu-se ao CREAS/CRAS para realizar ações educativas sobre o tema. Uma dessas iniciativas foi uma Roda de Conversa, liderada por psicólogos e outros profissionais de diversas áreas que compõem a Rede de Apoio.
As atividades, voltadas para crianças e adolescentes, buscaram promover a conscientização e compartilhar informações sobre a exploração infantil. Durante a Roda de Conversa, foi utilizado o “Semáforo do Toque do Corpo”, uma ferramenta que ensina sobre limites e autoproteção para jovens. A conversa foi facilitada pelos psicólogos do CREAS André Dewes e Andressa Ferraz, a psicóloga do SCFV Carol Moares, a Orientadora Social Aline Campos, e contou com a participação da Diretora da Mulher, Aline Motta.
Para Daiana Bach, coordenadora do CREAS, essas ações representam um avanço significativo na proteção das crianças e adolescentes. Ela destaca a importância de oferecer apoio como rede de proteção e de orientar sobre essa temática crucial durante o mês dedicado à ação. Daiana ressalta ainda a importância da parceria com o coordenador do SCFV/CRAS, Alex Madeira.
Além de fornecer suporte à população em situação de vulnerabilidade social, o SCFV proporciona uma oportunidade para reflexão sobre a realidade social, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias e a construção de novos projetos de vida.










