Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde e Obras realizam mutirão para prevenir doenças transmitidas pelo mosquito

Em colaboração com os municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), a Secretaria de Saúde de Porto Belo, com apoio da Secretaria de Obras, liderou um Mutirão de Combate ao Aedes aegypti na última quarta-feira (21). A iniciativa, parte das atividades da Semana Regional de Combate ao Aedes Aegypti – Foz do Rio Itajaí, visou prevenir doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e Zika vírus.

O mutirão teve como foco principal intensificar as ações de prevenção e controle do mosquito em toda a região, com especial atenção aos bairros Balneário Perequê e Vila Nova, onde o número de casos é mais elevado. Porto Belo registra atualmente 34 casos de dengue confirmados e 21 sob investigação.

Agentes de saúde concentraram esforços na eliminação de criadouros dentro de residências, espaços públicos e praias, especialmente nos barcos de pesca artesanal que ficam na areia. A população foi lembrada da importância de adotar medidas simples, como eliminar recipientes que acumulem água parada e usar repelentes e telas de proteção nas residências.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Araújo, ressaltou a importância da participação da comunidade e destacou o compromisso em realizar ações educativas para eliminar os criadouros do mosquito. A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população e mantém ativo o Dengue Zap para denúncias e informações.