Foto: PMSC /Divulgação

Encontro visa preparar profissionais da rede pública para situações de risco

Na manhã de terça-feira, 23, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em colaboração com a Prefeitura de Blumenau, conduziu uma palestra sobre Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas para funcionários da rede pública de ensino. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), em Blumenau.

A palestra integra o programa Rede de Segurança Escolar da PMSC, visando desenvolver ações policiais junto à comunidade escolar, fornecendo apoio, consultoria de segurança escolar e assessoramento baseado em aspectos estruturais e não estruturais das escolas.

Em 2023, 6.763 profissionais da rede de ensino de Blumenau foram capacitados para lidar com o tema, com mais de 213 palestras ministradas. Devido a novas contratações neste ano, novas sessões de treinamento foram necessárias para abranger esses profissionais.

A palestra teve como objetivo capacitar os educadores para enfrentar possíveis ameaças criminosas dentro do ambiente escolar, com duração de quatro horas e a participação de 125 profissionais. Outra palestra está agendada para esta semana para atender os demais educadores.

A formação visa preparar os servidores públicos para o protocolo FEL (fugir, esconder e lutar), a fim de prevenir ou neutralizar possíveis agressores antes da chegada da polícia.

O tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, comandante do 10º BPM, destacou a importância do engajamento e da rápida capacitação dos profissionais diante da real necessidade enfrentada.