Movimentação suspeita revelou esquema internacional de tráfico com destino ao Marrocos
A Polícia Federal apreendeu 1.021 kg de cocaína em um navio atracado no terminal portuário de Itapoá, litoral norte de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (12). A operação, que contou com o apoio de imagens de monitoramento do porto, foi desencadeada após a identificação de uma movimentação suspeita: uma pequena embarcação içava materiais para dentro do navio, que possui bandeira da Libéria e tinha como destino o Marrocos.
A fiscalização, que levou mais de dois dias devido ao tamanho da embarcação, revelou o esquema de tráfico internacional. Durante a inspeção, cinco tripulantes, originários das Filipinas e de Montenegro, foram presos em flagrante. Eles foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Joinville, onde responderão por tráfico internacional de drogas, com pena prevista de até 15 anos de prisão.
O terminal portuário de Itapoá foi fechado temporariamente para as autoridades conduzirem a operação com segurança. Segundo a Polícia Federal, o carregamento interceptado seria levado para análise e posterior destruição. Este é considerado um dos maiores volumes de entorpecentes apreendidos no estado em 2024.