Fotos: PMA /Divulgação

Resultados e desafios na fiscalização dos Rios da Bacia do Rio Uruguai

O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA) concluiu as atividades de fiscalização da Operação Piracema, realizada de 1º de outubro de 2023 a 31 de janeiro de 2024 nos rios e afluentes da bacia do rio Uruguai.

mapa
Imagem: Divulgação

Durante esse período, o foco principal da PMA foi reforçar a fiscalização aquática para combater a pesca ilegal e garantir a proteção da ictiofauna, assegurando a reprodução das espécies de peixes na região.

Os resultados da operação Piracema 2023/2024 incluem 62 fiscalizações realizadas, resultando em nove autos de infração ambiental, oito prisões em flagrante, quatro embarcações apreendidas e a recuperação de 177 petrechos de pesca, 14.715 metros de redes e 50 quilos de pescado.

foto 2
Foto: PMA /Divulgação

Comparativamente ao período anterior (2022/2023), houve um aumento significativo nas ocorrências de pesca ilegal, prisões em flagrante e apreensão de redes de pesca durante o atual Defeso (2023/2024).

Além das operações, a educação ambiental e a prevenção desempenham um papel crucial na redução das infrações por pesca ilegal. Através de ações preventivas, orientações e conscientização sobre a Piracema para toda a comunidade, busca-se minimizar os impactos da pesca predatória de forma contínua.