A crise escancarada com a mega operação deflagrada nesta terça-feira, 28, no Rio de Janeiro, não é novidade e nem exclusividade dos cariocas. As guerras de facções, o crescimento do tráfico, a violência cada vez menos inibida e a insegurança se alastra por todos os estados do país. Se alguém duvida, basta acessar os dados divulgados de onde são os traficantes alvo da operação. Eles podem até estar no Rio de Janeiro, mas são de todos os lugares do país e, a maioria deles, são (ou eram) a ponte do tráfico e violência para seus estados de origem.
Por isso, não é uma ilusão, ou estratégia para “surfar na onda” desse caos, que governadores de todo o Brasil estejam preocupados e tenham se unido para tentar desarticular esse “intercâmbio” do crime.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) está na coordenação de uma frente nacional de governadores em apoio ao Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, 30, ele estará na cidade para, junto a outros governadores, discutir ações integradas de combate às facções criminosas. A ideia é que os estados possam ceder homens da área da inteligência e do efetivo para auxiliar o Rio de Janeiro neste momento.
O momento é de unir forças para que esse caos não venha a se espalhar pelo país.
Balonismo salvo

O balonismo no Sul de Santa Catarina acaba de ser salvo por uma decisão histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), resultado direto da articulação liderada pela deputada federal Geovânia de Sá. A agência aprovou, nesta terça-feira (28), a resolução transitória que regulariza as operações comerciais com balões tripulados, garantindo a continuidade da atividade que é símbolo do turismo em Praia Grande, a “Capital dos Canyons”. A nova norma cria regras temporárias até 2026 e evita a paralisação das operações que movimentam a economia da região. Entre os pontos aprovados estão a autorização para uso de balões não certificados, desde que atestados por engenheiros aeronáuticos, e o limite de até 15 ocupantes e 10 mil metros cúbicos de volume, contemplando 98% dos equipamentos em uso.
Eficiência energética
A Celesc vai destinar R$ 15 milhões para apoiar projetos de eficiência energética em todo o estado e realiza, nesta terça-feira, dia 4, às 13h30, o Workshop de lançamento da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2025 (CPP PEE). O evento será híbrido — com participação presencial no Auditório Milan Milasch, na Administração Central da companhia, em Florianópolis, e transmissão online. O objetivo é orientar empresas e instituições sobre o processo de submissão de propostas e promover oportunidades de networking.
A Chamada Pública visa selecionar projetos que promovam o uso racional e eficiente da energia elétrica, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Conferência Estadual da Advocacia
Faltam poucos meses para Blumenau se tornar palco da Conferência Estadual da Advocacia. Reconhecido como o maior evento jurídico de Santa Catarina, a 20ª edição acontece nos dias 14 e 15 de maio de 2026 e reunirá centenas de profissionais de todas as regiões para debater o presente e o futuro da advocacia e do sistema de justiça.
A programação conta com mais de 300 palestras e mais de 100 painéis, com certificado de 15 horas. Serão discutidos temas essenciais e contemporâneos de diversos âmbitos da advocacia, como civil, criminal, previdenciária, família e sucessões, empresarial, trabalhista, comércio exterior, entre outros.
Oportunidade
O Sistema Nacional de Emprego (Sine), por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), disponibiliza nesta semana 8.704 vagas de emprego em todas as regiões catarinenses, incluindo 349 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). As regiões com maior número de ofertas são o Vale do Itajaí, o Sul e a Grande Florianópolis, que juntas somam mais de 5 mil vagas abertas.
Baía da Babitonga
O Porto de São Francisco do Sul está participando do Encontro Nacional de Autoridades
Portuárias e Hidroviárias (Enaph), em Brasília. O evento reúne autoridades portuárias de todo país, além de representantes de diversos terminais privados e empresas que atuam no setor. O presidente Cleverton Vieira participou, nesta quarta-feira, 29, do painel “Modelos para aperfeiçoar o serviço de dragagem nos portos brasileiros”.
Ele apresentou a iniciativa de sucesso que está em execução na Baía da Babitonga, no Norte de Santa Catarina: a dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de acesso ao complexo portuário. Pela primeira vez no Brasil, um porto público e um porto privado (Itapoá) se uniram para realizar uma obra de dragagem dessa magnitude.
Novos defensores
A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina realizará, nesta quinta-feira, 30 de outubro, a solenidade de posse de 23 novos(as) Defensores(as) Públicos(as) aprovados(as) em concurso público. O evento será no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia representa um marco para a instituição, que amplia seu quadro de membros e reforça o compromisso com a garantia de acesso à justiça e à defesa dos direitos fundamentais das pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Estado.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_30.10.2025
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com










