Foto: Ricardo Wolffenbüttel /SECOM

Início da estação traz expectativa de chuvas e temperatura dentro da média histórica para o estado

O outono no Hemisfério Sul se inicia à 0h06 de quarta-feira, 20 de março. Em Santa Catarina, os próximos três meses trarão chuvas próximas ou acima da média climatológica, porém, de forma irregular, variando em intensidade conforme a região. Apesar disso, o El Niño ainda pode ocasionar eventos extremos, como chuvas intensas e tempestades, até o início da nova estação.

Segundo a climatologia histórica, a partir da segunda quinzena de março, as frentes frias se tornam mais frequentes, especialmente no Sul do Brasil, trazendo a maior parte das chuvas em Santa Catarina. Em abril e maio, as precipitações diminuem, com médias mensais variando entre 100 e 130 mm no Oeste e Planalto, e entre 150 e 210 mm no Litoral.

Quanto às temperaturas, espera-se que permaneçam próximas da média climatológica durante o trimestre em todo o estado. Embora massas de ar quente ainda influenciem em março, a chegada de massas de ar frio a partir de abril pode provocar episódios isolados de geada, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, estendendo-se às demais regiões.

A previsão indica o término do fenômeno El Niño nos próximos meses, com possibilidade de neutralidade no decorrer do outono e potencial desenvolvimento do La Niña em sequência, condições que serão monitoradas ao longo do ano.