Ação integrada entre Prefeitura, PM e Guarda Municipal busca legalidade e transparência no comércio de materiais recicláveis
Na quarta-feira (15), uma ação conjunta entre a Prefeitura de Itapema, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vistoriou dez estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis. A iniciativa teve o propósito de verificar conformidade legal e prevenir o comércio de produtos oriundos de furtos ou receptação.
Durante as inspeções, cinco comércios apresentaram irregularidades junto à prefeitura. Alguns precisaram atualizar seu CNAE para refletir a atividade de reciclagem, enquanto outros foram notificados para ajustar endereço cadastral ou regularizar integralmente suas operações.

Além disso, as equipes observaram aspectos relativos ao alvará de localização e licenciamento municipal, bem como investigaram a venda de itens como fios, bicicletas e ferramentas, que frequentemente aparecem em denúncias de origem ilícita.
Para a secretária de Finanças, Vera Lurdes de Jesus, a operação reforça o compromisso com a ordem, mas também com a orientação ao empreendedor: “Não apenas punimos, queremos que todos atuem com clareza e responsabilidade.” A fiscalização pretende organizar o setor e proteger comerciantes e moradores de práticas ilegais.










