Exportações de soja e importações de produtos siderúrgicos impulsionam crescimento no maior porto de Santa Catarina
O Porto de São Francisco do Sul, maior porto de Santa Catarina, registrou uma movimentação de 8,7 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelas exportações de soja e importações de produtos siderúrgicos.
Durante os primeiros seis meses do ano, a exportação representou 59% das cargas movimentadas, totalizando 5,1 milhões de toneladas. A soja foi o principal produto exportado, com 4 milhões de toneladas, seguida pelo milho com 910 mil toneladas e pela madeira com 103 mil toneladas. As importações somaram 3,6 milhões de toneladas, com destaque para produtos siderúrgicos (1,9 milhão de toneladas) e fertilizantes (1,1 milhão de toneladas).
Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, destacou a importância do porto para a economia local e nacional: “Os números mostram que São Francisco está se consolidando como um importante corredor para movimentação das cargas catarinenses e de outros estados”. Ele também ressaltou a capacidade do porto em atender diversos segmentos de carga.
Em junho, o porto movimentou 1,47 milhão de toneladas, um aumento de 16,5% em comparação ao mesmo mês de 2023. As exportações somaram 832 mil toneladas, com destaque para a soja. As importações foram lideradas por aço (291 mil toneladas) e fertilizantes (260 mil toneladas).
O Porto de São Francisco do Sul é o maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina e o sétimo maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral. Ele é responsável por metade de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por Santa Catarina