Foto: Billy Culleton

Porto de São Francisco do Sul atinge 7,3 milhões de toneladas movimentadas, destacando-se na logística nacional

Nos primeiros cinco meses de 2024, o Porto de São Francisco do Sul registrou uma movimentação de 7,3 milhões de toneladas de mercadorias, marcando um aumento de 16% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que teve 6,3 milhões de toneladas. Este crescimento contínuo reflete cinco meses consecutivos de incremento no volume de cargas.

Em maio, o maior porto de Santa Catarina movimentou 1,4 milhão de toneladas, 200 mil toneladas a mais que no mesmo mês de 2023, resultando em um crescimento de 13%. A exportação atingiu 790 mil toneladas, com a soja liderando com 750 mil toneladas, seguida pelo embarque de madeira para os Estados Unidos com 18 mil toneladas.

A importação totalizou 607 mil toneladas em maio. Produtos metalúrgicos, como bobinas e chapas de aço, somaram 375 mil toneladas, enquanto os fertilizantes importados alcançaram 166 mil toneladas, tornando-se a principal carga importada no período.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, celebrou o desempenho positivo: “Os números mostram que São Francisco está se consolidando como um importante corredor para movimentação das cargas catarinenses e também de outros estados”. Ele destacou a vantagem competitiva do Complexo Portuário da Baía da Babitonga, que combina logística eficiente e sustentabilidade.