Convidado a falar sobre o sucesso no enfrentamento da COVID 19 em Balneário Camboriú, o prefeito Fabrício Oliveira afirmou, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra (Suíça) nesta terça-feira (28), que o município soube enfrentar a pandemia e saiu dela fortalecida, apesar de todas as dificuldades.

As ações visando atenção à saúde emocional das pessoas e atendimento doméstico aos idosos, bem como o pioneirismo na abertura de um hospital exclusivo para acolhimento e enfrentamento da pandemia da COVID 19, foram algumas das medidas impactantes tomadas em Balneário que levaram a World Family Organization (WFO), entidade ligada à ONU, a considerar o caso do município como exemplo para o mundo.

“Fiquei muito honrado em mostrar nesta importante cúpula mundial o modelo de enfrentamento sistemático da pandemia que implementamos em Balneário Camboriú. Além da abertura do hospital exclusivo para acolhimento e tratamento de pacientes com COVID-19, houve a abertura de laboratório de testagem, o atendimento doméstico aos idosos, com ênfase no cuidado com a saúde emocional das pessoas, foram fatores determinantes para enfrentar o período difícil pelo qual passamos”, pontuou o prefeito Fabrício Oliveira.

“Além disso, mostramos que a cidade não parou. Enquanto cuidava de seus habitantes, a economia também foi cuidada. Foram erguidas as obras necessárias para uma retomada econômica pós pandêmica, que fez Balneário Camboriú saltar de patamar e ser hoje um dos destinos mais requisitados no Brasil e, por que não dizer, no mundo”, completou o prefeito Fabrício Oliveira após a apresentação do painel dedicado à cidade.

Além de Balneário Camboriú, foram apresentadas experiências exitosas em cidades de outros países, como na Espanha, Romênia, Catar, Grécia e França. As apresentações fazem parte do evento World Family Summit 2022, promovido pela WFO e pela UNITAR- United Nations Institute for Training and Reseach.