
Licitação será aberta em novembro; obra terá duração de cinco meses com impacto ambiental e urbano
A Prefeitura de Navegantes anuncia o lançamento de uma concorrência eletrônica para contratar a empresa responsável pelo alargamento da praia do Gravatá, com previsão de investimento de R$ 43 milhões, contemplando materiais, equipamentos e mão de obra. A abertura do edital está marcada para o dia 5 de novembro de 2025, às 9h, via Portal Bolsa Nacional de Compras (BNC), com entrega de documentação até 8h30 do mesmo dia.
O projeto prevê o “engordamento” da faixa de areia como medida técnica para conter a erosão costeira, reforçar a proteção urbana e recuperar ecossistemas costeiros. A execução da obra está estimada em cinco meses, com vigência contratual de até 12 meses para ajustes e finalizações.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira, a intervenção trará “proteção contra eventos extremos, ampliação da orla para lazer e turismo, recuperação de habitats naturais e valorização da economia local”.
A praia do Gravatá, situada no extremo norte da cidade, enfrenta erosão severa que impacta a faixa de areia e prejudica atividades litorâneas e turísticas. O projeto pretende restabelecer faixa mínima segura para uso e proteção costeira.
O prefeito Liba Fronza afirmou que a obra é essencial para promover sustentabilidade, segurança e qualidade de vida, além de impulsionar o turismo e o comércio local.
Empresas interessadas devem comprovar expertise em obras costeiras, especialmente em alimentação artificial de praias, e dispor de equipamentos como draga hopper. O edital completo estará no setor de licitações da prefeitura, com informações via telefone (47) 3342-9500 ou e-mail adm.licitacao@navegantes.sc.gov.br.