Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC

Governador destaca importância cultural e econômica da festa, com apoio reforçado à segurança

O governador Jorginho Mello esteve presente na abertura oficial da 38ª Fenarreco nesta quinta-feira (9), em Brusque. No evento de cultura alemã, foi entregue ao município um cheque simbólico de R$ 250 mil para reforçar as ações da festa antes da tradicional sangria do primeiro barril de chopp.

Em seu discurso, Mello destacou a pujança cultural de Santa Catarina e o papel das festas populares no fortalecimento do turismo. “No Estado temos cerca de 700 festas ao longo do ano. Eventos como a Fenarreco atraem familiares, geram movimento econômico e consolidam nossa vocação turística”, afirmou.

O prefeito de Brusque, André Vechi, enfatizou que o investimento estadual é essencial para garantir a entrada gratuita ao público e tornar a festa mais acessível e familiar. Segundo ele, “há muito tempo não tínhamos um governo estadual tão presente”.

Para garantir a segurança do evento, o Estado mobilizará uma estrutura reforçada: mais de 100 policiais militares extras e tecnologia de reconhecimento facial serão empregados para prevenir ocorrências e capturar foragidos. O comandante-geral da PM-SC, coronel Emerson Fernandes, ressaltou que a Fenarreco está entre as festas prioritárias da Estação Primavera do Governo do Estado.

Criada oficialmente em 1986, a Fenarreco nasceu da cultura local e se consolidou entre as maiores celebrações de outubro em SC, atraindo público amplo e gerando impacto social, econômico e turístico em Brusque e região.