Autoridades e entidades se articulam para informar sobre serviços de apoio a pessoas em situação de rua, substituindo a doação de dinheiro
Nesta segunda-feira (11), autoridades municipais, CONSEG, Polícia Militar e entidades sociais de Itapema se reuniram para definir novas estratégias da campanha “Não de esmola, sua ajuda me mantém na rua”. O objetivo é orientar a população a encaminhar pessoas em situação de rua aos serviços municipais de assistência, saúde ou segurança — em vez de doar dinheiro diretamente.
A ação é coordenada pelo CONSEG e tem apoio das secretarias de Assistência Social, Turismo, Segurança e da PM. A presidente do conselho, Mariei Malikowski Lemanis, destacou a importância da colaboração para conscientizar a comunidade sobre formas mais eficazes de ajudar.
A secretária Íris Bispo ressaltou que o trabalho coletivo potencializa o atendimento social. Agora, a campanha vai ganhar força com panfletos, cartazes, faixas e materiais digitais, que serão distribuídos em comércios, condomínios e transporte urbano.
A proposta valoriza o acolhimento digno, oferecendo caminhos reais de apoio e mostrando que cuidados estruturados são mais eficientes que doações que acabam contribuindo para a manutenção da vulnerabilidade.










