Foto: Divulgação

Evento discute novas abordagens para lidar com violência contra a mulher

Na terça-feira (18), a Diretora do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV) de Itapema, Rosimeri Henshel, usou a Tribuna do Povo na Câmara Municipal para anunciar o seminário “Masculinidade e Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Contra a Mulher”, que acontecerá na próxima terça-feira (25), às 13h30, no Plenário Pedro Mercês Vieira.

O evento visa promover a conscientização e educação dos homens autores de violência doméstica, afastando-se da lógica punitiva tradicional. Rosimeri enfatizou a importância de políticas públicas que incluam esses homens no combate à violência doméstica. “É fundamental abordar essa questão de forma mais ampla, buscando soluções inclusivas,” disse ela.

Os principais palestrantes do seminário serão Ricardo Bortoli e Cleide Gessele, da FURB, que desenvolveram o “Método Pró GR (Grupos Reflexivos) na prática”. Ricardo é reconhecido por iniciar grupos reflexivos sobre masculinidade em Santa Catarina. Também participará Michelli Hugill, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), conhecida por seu trabalho com grupos reflexivos de agressores.

Organizado pelo Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, com apoio do Observatório da Violência contra a Mulher e da Procuradoria da Mulher da Câmara de Itapema, o seminário incentiva a participação de homens não violentos para enriquecer o debate. Rosimeri destacou a importância dos grupos de responsabilização para a conscientização dos agressores. “Esses espaços de reflexão são vitais para a conscientização e assistência,” explicou ela.

Serviço:

  • Seminário: Masculinidade e Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Contra a Mulher
  • Data: 25/06, às 13h30
  • Local: Plenário da Câmara de Itapema
  • Inscrições e informações: Link para inscrições