Foto: Divulgação

Treinamento aborda normas, financiamentos para obras e incluiu visita técnica a exemplo bem-sucedido em Rio do Oeste

Representantes das Defesas Civis municipais da região da Foz do Rio Itajaí participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) em Rio do Sul, no auditório do IFC, com a presença do secretário estadual Mário Hildebrandt. O treinamento trouxe atualização estratégica sobre o Decreto nº 1.006/2025, que regula ações de melhoria em áreas fluviais.

Durante o encontro, os participantes tiveram aulas sobre como solicitar e utilizar recursos para obras de infraestrutura, como construção de cabeceiras em áreas de risco. Também houve uma enriquecedora visita técnica ao município de Rio do Oeste, onde se conheceram práticas de manejo de rios e contenção de sedimentos.

De Itapema, estiveram presentes o diretor da Defesa Civil, Moisés Motta, além dos engenheiros civis Daltro de Oliveira e Sabi, e a técnica Júlia Gonzales. Outros profissionais envolvidos vieram de diversos municípios e da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Segundo Motta, capacitações desse tipo são “fundamentais para garantir que os municípios estejam preparados técnica e legalmente para agir com agilidade em situações de risco”.

O encontro teve como objetivo estreitar a articulação regional e promover eficiência nas ações de prevenção e resposta a desastres. Efetivamente, busca-se padronizar procedimentos e reforçar a cooperação entre municípios.

O secretário estadual Mário Hildebrandt destacou que o atual ciclo de formações visa tornar a resposta municipal mais técnica, célere e integrada, com foco na segurança das populações ribeirinhas.

Para os profissionais, foi uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender sobre normas vigentes e fortalecer os protocolos de Defesa Civil nas cidades da região.