Município contabiliza 36 casos em setembro e convoca população à prevenção
Mesmo com a chegada da primavera, Itapema enfrenta um alerta sanitário: os casos de COVID-19 voltaram a crescer. No período de janeiro a outubro de 2025, foram confirmados 80 casos, sendo 36 somente em setembro — o maior número mensal do ano. Outubro começou também com alta: já são 6 registros nas primeiras semanas.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é essencial, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas. Todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem vacinas contra COVID-19 e influenza.
Quem apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória deve procurar a UBS mais próxima, levando documento de identificação e carteira de vacinação. A testagem e atendimento precoce ajudam no controle da disseminação.
Para o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá), é fundamental que a população não afrouxe as medidas protetivas: “Estar vacinado, manter higiene e buscar atendimento ao surgir sintomas são atitudes que fazem diferença para proteger a si mesmo e aos outros.”
Além disso, ele salienta que a vigilância ativa, o reforço à cobertura vacinal e a comunicação constante com a comunidade são armas importantes no controle dessa nova onda de casos.