Cerca de 10 mil pessoas ainda precisam se imunizar no município

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, está reforçando a importância da vacinação contra a febre amarela no município. O recente registro de mortes de macacos no Estado acende o alerta para a transmissão da doença. Atualmente, Itajaí já vacinou 159.723 pessoas contra febre amarela, o que representa 93,91% da população alvo.

A meta do Ministério da Saúde é que os Municípios imunizem pelo menos 95% do público-alvo da vacina, mas o esforço da cidade é para chegar a 100% dos moradores. Cerca de 10 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas em Itajaí para atingir a meta preconizada.

Pessoas entre nove meses até 59 anos de idade, que nunca se imunizaram, devem receber a dose da vacina. Já gestantes e idosos com mais de 60 anos precisam buscar orientação médica para fazer a vacinação. A vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde. Para se vacinar basta apresentar a caderneta de vacinação ou documento de identidade.

Itajaí sem casos

O Município de Itajaí não apresentou caso de febre amarela em humanos até o momento. No entanto, foram registradas as mortes de três macacos na cidade. Um destes casos, ocorrido no Brilhante, ainda está em análise para identificação da causa.

A população deve comunicar a Gerência de Controle de Zoonoses sobre a morte de macacos ou a presença de algum animal doente em áreas de mata ou nas proximidades. Os macacos não transmitem a doença para humanos. Eles são as primeiras vítimas e sinalizam a presença do vírus.