Foto: Divulgação

Frente fria provoca mudanças bruscas no tempo e aumenta riscos de inundações e deslizamentos

Após um final de semana marcado por sol e calor em grande parte de Santa Catarina, a semana se inicia com uma mudança brusca no clima. Uma frente fria avança sobre o estado, trazendo consigo temporais com chuva intensa e volumosa, especialmente nas regiões da metade leste. Destacam-se o Litoral Norte e áreas próximas, onde os acumulados previstos podem chegar a até 150 mm. Além das chuvas, o avanço da frente fria pelo oceano provoca agitação marítima, com ondas entre 2,5 m e 3,0 m no Litoral Sul e entre 2,0 m e 2,5 m na Grande Florianópolis.

Com este cenário, o risco de ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos e deslizamentos, assim como problemas marítimos, incluindo erosão costeira, aumenta de moderado a alto. As temperaturas permanecem elevadas na segunda-feira em algumas regiões, especialmente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense, com máximas em torno de 30°C, enquanto nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul não ultrapassam os 25°C. Na terça-feira, as temperaturas ficam mais amenas em todo o estado devido à predominância da nebulosidade.

Na quarta e quinta-feira, o tempo firme retorna e as temperaturas se elevam novamente. O aumento da umidade combinado ao calor pode causar pancadas de chuva e temporais isolados entre o Grande Oeste e o Litoral Norte, com risco baixo para ocorrências relacionadas. Entretanto, na sexta-feira e sábado, uma nova frente fria traz tempo chuvoso em todas as regiões catarinenses, aumentando novamente o risco de alagamentos e enxurradas.