Foto: Divulgação / ImetroSC

Operação Eficiência Energética verifica mais de 2 mil produtos em Santa Catarina e notifica 12 estabelecimentos por irregularidades

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) finalizou, no início de agosto, a Operação Eficiência Energética, que percorreu 13 municípios do estado, incluindo Joinville, São José e Maracajá. Durante a operação, que durou 12 dias, foram fiscalizados 2.441 eletrodomésticos para assegurar a presença da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), essencial para informar os consumidores sobre a eficiência energética dos produtos.

A fiscalização identificou que 56 itens apresentavam irregularidades, como a ausência da etiqueta ou sua obstrução. Essas falhas resultaram na notificação de 12 estabelecimentos comerciais, que agora têm um prazo de 10 dias para justificar as infrações ao Imetro-SC.

Alexandre Soratto, presidente do Imetro-SC, ressaltou que a presença da ENCE nos produtos não só auxilia os consumidores a escolherem eletrodomésticos mais econômicos, mas também garante maior transparência no mercado. Soratto frisou que a ação segue as diretrizes do governo catarinense de proteger os interesses dos consumidores.

O Imetro-SC alerta os consumidores para que fiquem atentos à presença da ENCE ao adquirir eletrodomésticos, lembrando que denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio da Ouvidoria do órgão.