Foto Marcinha Ferreira

Evento reunirá 60 capoeiristas locais para cerimônia de graduação e apresentações culturais

No próximo dia 18 de janeiro, das 8h30 às 18h30, o Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, no Centro de Bombinhas, sediará o II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas. O evento reunirá cerca de 60 alunos locais e contará com a presença de aproximadamente 30 mestres e professores de capoeira de diversos estados brasileiros.

Sob a coordenação do Professor Kalango, o encontro incluirá oficinas, apresentações de Maculelê, rodas de capoeira, samba de roda, além das cerimônias de batizado e troca de cordas, simbolizando a progressão dos alunos na arte da capoeira. O evento é gratuito e aberto ao público.

Dentre os participantes, destaca-se Samurai, aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que, além de ser graduado com uma nova corda, atua como assistente de produção do evento. “A capoeira transformou minha vida, especialmente na socialização”, afirma.

O Mestre Esquilo, da Associação Cultural de Capoeira Marauê de Rio Grande/RS, enfatiza: “Este encontro celebra a essência da capoeira, unindo tradição e contemporaneidade através de diversas manifestações culturais”.

O evento é financiado por recursos do edital de Fomento Cultural da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Prefeitura de Bombinhas, Governo Federal e diversas empresas locais.