Intervenção rápida de socorristas e uso de helicóptero garantem atendimento emergencial
Um homem de 62 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória na tarde desta terça-feira (4), enquanto estava em uma embarcação na praia do Caixa D’Aço, em Porto Belo. Após um mergulho, a vítima perdeu a consciência, levando familiares a iniciarem imediatamente manobras de reanimação e acionarem os serviços de emergência.
Devido à localização da embarcação, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento de Porto Belo utilizou o Jet Olhete para chegar ao local, levando equipamentos de oxigenioterapia. Ao constatarem a ausência de sinais de afogamento, os socorristas assumiram as manobras de reanimação e transportaram a vítima até a praia, onde equipes do SAMU de Bombinhas aguardavam.
Após cerca de uma hora de tentativas de reanimação, a vítima apresentou retorno dos batimentos cardíacos, mas sofreu novas paradas em sequência. A aeronave Arcanjo foi acionada, e, após aproximadamente 1h30 de procedimentos, o homem foi estabilizado e transportado de helicóptero para uma unidade hospitalar, ainda com sinais vitais, porém em estado crítico.