Vale Caminhos da Neve teve baixas temperaturas na manhã desta segunda-feira (07) - Foto: Wagner Urbano

Bom Jardim e São Joaquim registram madrugada gelada em Santa Catarina; sensação térmica chegou a −10 °C

A madrugada de segunda‑feira (7) trouxe intensas geadas à Serra catarinense, com termômetros despencando abaixo de zero e paisagens apagadas pelo orvalho congelado. Em Bom Jardim da Serra, o INMET registrou inacreditáveis -5,1 °C, enquanto a medição oficial no Vale Caminhos da Neve, em São Joaquim, mostrou -4,1 °C,  com sensação térmica que beirou −10 °C, devido aos ventos gelados.

Municipio da Serra de Santa Catarina registrou -4,1°C - Foto: Wagner Urbano - Municipio da Serra de Santa Catarina registrou -4,1°C
São Joaquim teve temperatura de -4,1 °C – Foto: Wagner Urbano

A geada se estendeu por toda a região serrana, transformando vegetação, veículos e paisagens em um cenário branco e glacial. Cidades como Urupema e Urubici também enfrentaram frio rigoroso, com mínimas de -1,2 °C e -0,1 °C, respectivamente.

No Litoral e no Planalto Oeste, embora sem registros negativos, o frio apareceu forte: Florianópolis (6,3 °C), Criciúma (5,2 °C) e Maravilha (4,2 °C). Segundo a Defesa Civil, há risco moderado a alto de desconforto térmico e agravamento de doenças respiratórias.

A expectativa é que a massa de ar polar persista durante a semana, mantendo dias frios seguidos de tardes amenas, com chance de chuvas pontuais a partir de quinta-feira (10). Moradores e turistas devem redobrar cuidado com sinais de hipotermia e uso de vestes apropriadas.

A rotina segue transformada: motoristas precisam cuidar ao lidar com carros gelados, agricultores devem proteger plantas sensíveis e o turismo pode se beneficiar com cenários congelantes que atraem visitantes em busca de espetáculo natural.