Ciclone extratropical provoca ventos fortes e mar agitado no litoral catarinense
Nesta terça-feira, 28, Santa Catarina deve enfrentar um dos dias mais frios do ano devido à chegada de uma massa de ar frio. Segundo o departamento de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), as temperaturas entre o Grande Oeste e os planaltos devem oscilar entre 3°C e 7°C, com mínimas negativas nas áreas mais altas da Serra.
O avanço desta frente fria, aliado aos ventos gerados por um ciclone extratropical em alto mar, intensifica a sensação de frio ao longo do dia. As condições devem permanecer até pelo menos quinta-feira, 30, principalmente nas primeiras horas da manhã.
Mar agitado e risco de ressaca
A formação de um ciclone entre a costa de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul desde segunda-feira, 27, provoca agitação marítima no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com ondas de 2,0m a 2,5m. A partir de terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o mar ficará ainda mais agitado, com ondas de sul/sudoeste alcançando 3,5m a 4,0m próximo à costa do Litoral Sul e 2,5m a 3,5m na Grande Florianópolis. Fortes rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h são esperadas, elevando o risco para atividades marítimas.
A Defesa Civil recomenda à população evitar navegação, pesca, esportes náuticos e banho de mar devido aos riscos associados à agitação marítima e às condições do tempo.
Recomendações para a população:
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e não atravesse pontes submersas.
- Durante temporais, busque abrigo em locais seguros e evite atividades ao ar livre.
- No frio intenso, cuide da população vulnerável e dos animais.
- Mantenha-se agasalhado e beba bastante água.