Centenas de idosos participaram de uma tarde de muita música, dança, comidas típicas e confraternização durante a tradicional Festa Junina promovida no CCI Meia Praia. - Foto: Divulgação

Evento promovido pela Prefeitura de Itapema levou música, dança, comidas típicas e momentos de convivência para participantes dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa

O clima de São João tomou conta do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Meia Praia na tarde deste sábado (27), durante a tradicional Festa Junina da Terceira Idade promovida pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. O evento reuniu centenas de participantes em uma programação preparada para valorizar o convívio social, a cultura popular e o envelhecimento ativo.

Com decoração típica, músicas tradicionais e um ambiente acolhedor, a festa proporcionou momentos de alegria, reencontros e fortalecimento das amizades construídas ao longo das atividades desenvolvidas nos Centros de Convivência. Idosos de diferentes bairros participaram da celebração, que reforçou o compromisso do município com ações voltadas à qualidade de vida da população idosa.

A programação contou com apresentações culturais dos grupos Dançar é Vida, Tropeiros do Litoral e do grupo de Flashback do CCI Meia Praia, que animaram o público com coreografias e muita interação. Durante toda a tarde também houve bingo, baile, comidas típicas, doces e quentão, mantendo viva uma das tradições mais populares do país.

Festa Junina reune centenas de idosos e celebra integracao no CCI Meia Praia
A Festa Junina da Terceira Idade reuniu participantes de diversos bairros de Itapema em um momento especial de alegria, cultura e fortalecimento da convivência. – Foto: Divulgação

Frequentadora do CCI, Nilza, de 71 anos, contou que participar das atividades transformou sua rotina. Segundo ela, além de fazer novas amizades, passou a sair mais de casa e encontrou no espaço um ambiente de acolhimento, convivência e felicidade.

A secretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Gabriela Fernandes, destacou que eventos como esse refletem o trabalho desenvolvido durante todo o ano. Segundo ela, investir em espaços de convivência significa promover inclusão, autonomia, bem-estar e oportunidades para que os idosos permaneçam ativos e socialmente integrados.

Além das festas temáticas, a Secretaria mantém uma programação permanente com oficinas culturais, atividades físicas, dança, passeios, bailes e ações voltadas à promoção da saúde física, emocional e social da terceira idade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.