Ação ocorreu entre os dias 16 e 17 de setembro – Foto: Carolina Bezamat

Expedição monitorou baleias entre as praias de Florianópolis e Cidreira, no RS, destacando a recuperação da espécie

Uma expedição realizada nos dias 16 e 17 de setembro identificou 216 baleias-francas nas águas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O levantamento, feito por helicóptero, registrou 214 mães com filhotes e dois adultos solitários, em um trajeto que foi desde Cidreira (RS) até Florianópolis (SC).

Em Santa Catarina, a maior concentração ocorreu em Imbituba, onde foram vistas 46 baleias entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, e outras 36 nas proximidades da praia de Itapirubá. Na capital catarinense, a Praia do Moçambique foi o ponto mais notável, com 26 baleias. No Rio Grande do Sul, Imbé foi a área de maior avistagem, com oito baleias.

Essa expedição é parte do trabalho contínuo do ProFRANCA e do Projeto Franca Austral, apoiado pela Petrobras. O monitoramento permite acompanhar a recuperação da espécie, que ainda está ameaçada de extinção.

Eduardo Renault, do ProFRANCA, ressaltou que o monitoramento aéreo é vital para a coleta de dados populacionais, ajudando a traçar modelos de crescimento da espécie. Mariana Silvano, bióloga do projeto, destacou que 2024 tem sido uma temporada surpreendente, com um aumento expressivo de avistamentos.