Projeto Oficina de Cinema para Jovens ensina técnicas de produção audiovisual para alunos do ensino fundamental
Alunos dos nonos anos do CEIT Leonel de Moura Brizola, em Bombinhas, estão se destacando na produção audiovisual graças ao projeto Oficina de Cinema para Jovens. Esta iniciativa, conduzida por profissionais renomados, começou em março e se estendeu ao longo do primeiro semestre, culminando na criação do curta-metragem “Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão”. O projeto incluiu aulas sobre história do cinema, roteiro, fotografia, produção e linguagem audiovisual, além de atuação para cinema.
O coordenador do projeto, Santiago José Asef, destacou a importância de proporcionar aos jovens a oportunidade de expressar suas ideias através do cinema, uma arte coletiva que permite a organização de um discurso próprio. “O cinema distribui tarefas conforme as competências de cada pessoa, e isso é uma excelente forma de ver resultados no trabalho cooperativo”, afirmou Asef.
A primeira edição do projeto, realizada em 2022, resultou no curta-metragem “Anônima”, que aborda a utilização das redes sociais pelos adolescentes. Este filme foi selecionado para a Mostra Infantojuvenil do 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), um dos principais festivais de cinema da região.










