Foto: Divulgação/Secom

Programa Pet Levado a Sério prevê 90 mil procedimentos e fortalecimento da saúde pública

Santa Catarina deu início ao Pet Levado a Sério, o maior programa estadual de castração animal já lançado no Brasil, com previsão de 90 mil procedimentos até 2026 e investimento de R$ 18 milhões do Governo Estadual. A ação atenderá 281 municípios com até 100 mil habitantes — abrangendo 95% do território catarinense.

O programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (SEMAE) e foi lançado oficialmente pelo governador Jorginho Mello durante o 1º Fórum Catarinense de Prevenção à Crueldade Animal, com participação de especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Com o objetivo de reduzir a superpopulação de animais, prevenir abandono e controlar zoonoses, a iniciativa inclui castração, microchipagem, campanhas de educação para guarda responsável e capacitação técnica dos gestores municipais.

Após a publicação do edital, os municípios terão um prazo de 60 dias para se inscreverem no site da SEMAEs. Ao aderir ao programa, firmam convênio simplificado e recebem recursos proporcionais à população local, seguindo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um exemplo citado é Concórdia, que deverá receber R$ 350 mil para realizar 1.750 castrações.

Secretario da SEMAEs Emerson Stein
Foto: Divulgação/Secom

Para o secretário da SEMAE, Emerson Stein, o programa representa uma política pública de saúde e bem-estar:
Castração é cuidado, é proteção e segurança à saúde pública”, afirmou ao destacar que a medida também ajuda a prevenir doenças nos animais e a reduzir riscos à população.

Os gestores municipais também receberão capacitação técnica para organizar as ações localmente, promover boas práticas e monitorar os resultados em longo prazo.

Ademais, o programa terá frentes de atuação complementares:

  • promoção da educação para guarda responsável;

  • campanhas contra o abandono e maus-tratos;

  • formação de agentes públicos envolvidos na execução;

  • integração entre saúde pública e bem-estar animal