Votação será acompanhada de transporte gratuito e segurança reforçada nos locais
Neste domingo, 6 de outubro, mais de 5,6 milhões de eleitores catarinenses participarão das eleições municipais para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas 295 cidades do estado. As urnas estarão abertas das 8h às 17h, e eleitores que chegarem até o final do horário poderão votar normalmente. Florianópolis, Blumenau e Joinville são as únicas cidades do estado que podem realizar um segundo turno, previsto para 27 de outubro, caso nenhuma chapa atinja a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.
O voto é obrigatório para cidadãos alfabetizados de 18 a 70 anos, enquanto jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos têm a opção de voto facultativo. Para votar, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral e levar o e-Título (caso contenha foto) ou outro documento oficial com foto, como RG, passaporte ou carteira de habilitação. Eleitores que não fizeram o cadastro biométrico ainda podem votar.
A consulta ao local de votação pode ser feita pelo aplicativo e-Título, site do TRE-SC ou pelo Disque-Eleitor (0800 647 3888). A ordem de votação inicia com o cargo de vereador (cinco dígitos) e segue com prefeito e vice-prefeito (dois dígitos). Celulares e equipamentos eletrônicos são proibidos na cabine de votação, devendo ser deixados com o mesário.
Eleitores com mais de 80 anos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros, têm prioridade na votação. Além disso, o transporte público será gratuito no estado neste domingo, conforme resolução do TSE. A Polícia Militar de Santa Catarina também estará presente para garantir a segurança nos locais de votação.
O tempo no domingo promete ser favorável, com temperaturas variando entre 23°C e 31°C, sendo recomendado o uso de protetor solar e hidratação adequada para os eleitores.