Professores exploram a consciência fonêmica como ferramenta para fortalecer o processo de leitura e escrita
Nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Educação de Itapema deu início a um novo ciclo de formação continuada para as professoras do 6º grupo da Educação Infantil da rede municipal. O encontro teve como foco o papel transformador da leitura e da escrita no desenvolvimento infantil, destacando metodologias práticas que articulam linguagem e alfabetização.
A fonoaudióloga Joarita Nazaro Dauwe conduziu a formação com o tema “Consciência fonêmica: explorando os subsistemas da linguagem na Educação Infantil”. Durante o encontro, as docentes puderam vivenciar a importância da percepção dos sons da fala — como sílabas, rimas e aliterações — por meio de atividades lúdicas que associam oralidade e alfabetização, favorecendo a compreensão e expressão das crianças.
Esse trabalho se integra a um programa estruturado em outras etapas anteriores, como a formação que valoriza a linguagem musical, o teatro e a narrativa como ferramentas pedagógicas, conduzida por Emiliano Daniel de Souza. Essas ações vêm sendo ampliadas desde o início do ano com o objetivo de enriquecer as práticas dos CMEIs por meio de linguagens criativas.
O secretário de Educação, Valdir Nesi Filho, opinou que investir na formação docente é investir no futuro: “Cada nova habilidade desenvolvida abre portas para tornar a Educação Infantil ainda mais significativa e humana.” Esse ciclo de encontros fortalece a base da alfabetização e contribui para o desenvolvimento integral das crianças.