Foto: Áureo Berger / PSF

Projeto de dragagem busca aumentar a competitividade dos portos catarinenses e facilitar o acesso de grandes embarcações

O Complexo Portuário da Babitonga deu um importante passo rumo à modernização com a liberação da licença de instalação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as obras de dragagem e alargamento do canal de acesso à Baía. Com o documento em mãos, o Porto de São Francisco do Sul pode avançar no processo de licitação para contratar a empresa que executará a obra, estimada em R$ 300 milhões.

A intervenção vai aumentar a profundidade do canal externo de 14 metros para pelo menos 16 metros, permitindo que navios de até 366 metros de comprimento utilizem o porto, ampliando sua capacidade e colocando Santa Catarina na rota de grandes embarcações internacionais. O governador Jorginho Mello, que já havia assinado o protocolo de intenções em junho para viabilizar o projeto, reforçou a relevância dessa obra para o desenvolvimento econômico da região Norte do estado.

WhatsApp Image 2024 09 25 at 10.16.41

Segundo Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, a atualização da infraestrutura é essencial, pois a frota marítima internacional tem apresentado embarcações cada vez maiores, demandando maior calado. “Com esta obra, consolidamos o complexo portuário como um dos mais competitivos do Brasil”, declarou Vieira.

A obra, além de sua importância logística, será pioneira ao utilizar os sedimentos retirados da dragagem para a recuperação da faixa de areia de Itapoá, combatendo a erosão costeira da região. O edital de licitação deve ser publicado até o final deste ano, e as obras têm previsão de início para 2025.