Setor hoteleiro tenta ampliar flexibilização de ocupação.

O frio do inverno agita temporada na Serra catarinense, o setor do turismo enfrenta a pandemia com restrições e limites de ocupação na rede hoteleira. A Polícia Militar e Vigilância Sanitária dos municípios reforçaram as ações de fiscalização. A preocupação é com o aumento do contágio do novo coronavírus, mesmo sendo uma das regiões com menos casos confirmados no estado, segundo o governo.

Muitas pousadas das cidades mais frias como Urubici e Bom Jardim da Serra tentam reverter essa situação e estão com as reservas esgotadas para este mês, seguindo o limite de ocupação que é de 50%. Mas, o setor quer aumentar a flexibilização.

A rede hoteleira de São Joaquim também registrou aumento na procura de turistas em hotéis, pousadas e vinícolas. Segundo a prefeitura, o setor quer ampliar para 70% de ocupação e seguir com todas as recomendações sanitárias.

Urubici até chegou a aumentar o limite de ocupação pra 70%, mas depois de uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), recuou.

As fiscalizações para verificar se as normas estão sendo cumpridas como o uso de máscara, não haver aglomeração nos locais e distanciamento entre as mesas no caso dos restaurantes, estão sendo feitas por meio da Operação de Inverno do 6º Batalhão de Polícia Militar e da Vigilância Sanitária dos municípios.

Confira as regras para os hotéis, pousadas, albergues e afins:

  • Somente 50% da capacidade total de hospedagem pode ser utilizada;
  • Devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes na recepção, nas portas dos elevadores e nos corredores de acesso aos quartos;
  • Os serviços de alimentação localizados dentro das hospedagens poderão atender aos hóspedes somente em serviço de quarto;
  • As áreas sociais e de convivência deverão permanecer fechadas;
  • O serviço de governança deverá intensificar a higienização dos quartos e banheiros com desinfecção das superfícies com álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar, além da limpeza de rotina.
  • Ao final da estadia do hóspede, deverá ser realizada limpeza e desinfecção completa do quarto e superfícies, antes da entrada de novo hóspede.