Foto: Divulgação/G7SC

Sistema meteorológico deve elevar umidade, gerar chuva persistente e desafiar a segurança nas regiões mais elevadas e no mar

Santa Catarina entra em estado de alerta com a chegada de um ciclone extratropical a partir de terça-feira (19), que traz ventos de até 70 km/h, especialmente nas regiões elevadas. A umidade marítima reforça a chuva persistente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, elevando o risco de alagamentos.

Na madrugada de quarta-feira (20), os temporais ganham força em todo o estado, com ressalta para o Oeste, onde a Defesa Civil alerta para probabilidade de destelhamentos e quedas de árvores. No Litoral Sul, o mar fica agitado com ondas entre 2,5 m e 3 m, tornando a navegação arriscada.

A quinta-feira (21) traz melhora no cenário, com sol e calor nas áreas interiores, mas ainda pode ocorrer chuva isolada no Oeste por conta do calor e da umidade. No dia seguinte, uma nova frente fria retorna, reacendendo o risco de instabilidade em todas as regiões.

As autoridades reforçam a necessidade de atenção aos comunicados oficiais e recomendam o cadastro do CEP via SMS para atualizações instantâneas — medidas que podem fazer a diferença em momentos de emergência e prevenção.