O atendimento no Centro de Triagem do Coronavírus em Itapema já atendeu mais 9 mil pacientes com sintomas gripais desde a sua instalação na sede da Associação de Aposentados de Itapema (APIT), localizada na Rua 700, no Bairro Várzea. Somente neste mês de julho foram 5.702 atendimentos. O local conta com equipe médica 24 horas para atendimento dos pacientes.

Após a triagem, os casos mais leves recebem um kit de medicação denominada ‘dose de ataque’ e são orientados a permanecerem em isolamento social. Já os pacientes com sintomas mais severos, são levados para uma ala específica no Hospital Santo Antônio com monitores, respiradores, leitos de emergência, ultrassom portátil e também conta agora com a cápsula ‘Vanessa’, tecnologia trazida de Manaus.

Dose de ataque
Uma das novidades implantadas em Itapema foi a chamada “dose de ataque” instituída por meio de protocolo. A medida inovadora na região é recomendada por médicos e especialistas e utilizada por centros de referência de saúde. Com apenas um sintoma, o paciente já vai receber a receita e a medicação. Dentre os medicamentos estão prednisona, azitromicina, ivermectina e oseltamivir. O uso da cloroquina também é indicada após minuciosa avaliação de saúde do paciente feita pela equipe médica.

Cápsula Vanessa
A cápsula é uma câmara de ventilação desenvolvida pelo grupo amazonense Samel que protege os médicos e enfermeiros e evita que os pacientes sejam intubados. Este equipamento já é usado em outros Estados do Brasil e também na Bolívia. Itapema é pioneira no sul do país a usar a tecnologia. A equipe de saúde, juntamente com a prefeita Nilza Simas, trouxeram 50 equipamentos, dos quais 30 ficarão no município e os outros 20 estão sendo distribuídos para as cidades vizinhas. “Os pacientes estão reagindo muito bem com o auxílio da cásula ‘Vanessa’ no tratamento contra o Covid-19. A saturação, que é o nível de oxigênio no sangue, está subindo de maneira surpreendente. Estamos bem motivados e com a certeza que estamos no caminho certo”, afirma a responsável pelo fluxo de atendimento no Centro de Triagem, Dilene Jahn Mello.

Centro de testagem
Para garantir ainda mais agilidade e segurança foi aberto o Centro de Testagem. A atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Várzea, localizada na Rua 700, nº 169. O local se tornou referência para os pacientes que passarem pelo Centro de Triagem e receberam indicação para a realização do teste rápido.