
Mais de 190 postos e quase 2 mil guarda-vidas civis entram em ação para proteger banhistas no litoral catarinense
No próximo dia 1º de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inicia oficialmente a pré-temporada da operação “Estação Verão 2025/2026”, marcando a mobilização antecipada para o período de maior movimento no litoral do estado. Durante essa fase inicial, que vai até 14 de dezembro, cerca de 194 postos de guarda-vidas estarão ativados em 122 praias, garantindo vigilância intensificada para moradores e visitantes.
A partir de 15 de dezembro, na alta temporada, o esquema será ampliado para 399 postos e aproximadamente 1.912 guarda-vidas civis em regime de revezamento, apoiados por embarcações, quadriciclos, motoaquáticas e viaturas. Algumas praias mantêm cobertura permanente durante o ano, como Ingleses, Mole e Joaquina em Florianópolis; Itajaí (Atalaia, Cabeçudas e Brava); Navegantes; Penha e Balneário Camboriú. O comandante-geral, Fabiano de Souza, destaca que “a Estação Verão é a maior operação do CBMSC” e reforça o deslocamento de bombeiros do interior para o litoral com o intuito de fortalecer os serviços. Neste contexto, a corporação também orienta os banhistas a se manterem próximos aos postos, respeitarem sinalização, e se atentarem às orientações dos profissionais.

Com a expectativa de milhões de turistas no litoral catarinense, a presença reforçada dos guarda-vidas representa um compromisso concreto com a prevenção de afogamentos, a salvaguarda da vida e o uso seguro das praias. A ativação antecipada dos postos permite que o sistema já esteja pronto e calibrado para o pico de movimento e para atender com agilidade. Para conhecer os locais ativos, o aplicativo CBMSC Cidadão oferece informações em tempo real. Esse esforço integrado demonstra como a corporação evolui para além da atuação reativa, investindo em estrutura, tecnologia e qualificação humana para garantir que o verão seja vivido com mais segurança e tranquilidade.









