Iniciativa promove tradição local e impulsiona o turismo durante a temporada de pesca
A cidade de Bombinhas lançou a campanha “Pesca da Tainha é Patrimônio”, com o objetivo de valorizar e preservar uma das tradições mais emblemáticas da região: a pesca artesanal da tainha. Coordenada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur) e pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), a iniciativa ocorre durante toda a temporada de pesca, de 1º de maio a 31 de julho.
A campanha busca fortalecer o turismo no inverno, aproximar visitantes da comunidade local e garantir a continuidade dessa prática tradicional, reconhecida como patrimônio histórico, artístico e cultural de Bombinhas e de Santa Catarina desde 2019, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Entre as ações previstas estão a nova Rota Gastronômica da Tainha, convidando moradores e turistas a degustarem pratos especiais com a tainha como protagonista; famtours com operadores de viagem e jornalistas; edição especial do programa Descobrindo Bombinhas; envio de informativos às marinas e ao trade turístico; fixação de placas e banners nas praias; e intensa divulgação nas redes sociais.
Os materiais gráficos da campanha — como adesivos, artes digitais e modelos de postagens — estão disponíveis para acesso e uso da comunidade e do trade turístico, por meio do link: https://bit.ly/materiaispescadatainha25.
A campanha reforça o compromisso de Bombinhas com a preservação de seu patrimônio cultural e o desenvolvimento sustentável do turismo local.