
Encerramento de estatal com apoio técnico dos auditores permite economia, transfere ativos e dá protagonismo à Setur na política turística do Estado
O Governo de Santa Catarina concluiu na quinta-feira passada o processo de liquidação da Santa Catarina Turismo S.A. (Santur), consolidando uma gestão pública mais enxuta e eficiente. Iniciado em 2020, o procedimento foi conduzido pelo auditor de finanças Luciano da Silva Spindola, com apoio dos também auditores André Luis Stefen, Mayana dos Anjos Damiani e Everaldo Elias Vieira. Com rigor técnico e transparência, a equipe revisou ativos, passivos, contratos e quadro funcional, assegurando a correta destinação dos bens públicos. A extinção da estatal deve gerar economia permanente estimada em R$ 500 mil por mês, eliminando custos administrativos não sustentados por receitas próprias.
Além da economia direta, o processo antecipou a transferência do patrimônio para o Estado e centralizou a política de turismo na nova Secretaria de Estado do Turismo (Setur), criada em 2023 com autonomia e foco estratégico no setor, responsável por cerca de 12% do PIB catarinense. Toda a infraestrutura, equipamentos e imóveis foram incorporados à Setur e à Fazenda, garantindo continuidade e eficiência operacional.
“Foi um trabalho que exigiu comprometimento e conhecimento técnico multidisciplinar para proteger o patrimônio público e assegurar ganhos permanentes ao Estado”, afirma Spindola.
Os auditores Stefen e Damiani destacam que o êxito resultou da atuação integrada entre Fazenda, Turismo e corpo técnico especializado. O presidente do sindicato da categoria reforça que o caso exemplifica o papel essencial da auditoria de finanças na boa governança.
Com a liquidação da Santur, o governo catarinense reduz despesas, libera recursos para investimentos e fortalece uma estrutura administrativa moderna e alinhada aos desafios do turismo global, que cresce acima de 60% em relação a anos anteriores.









