Sete mil pessoas devem participar dos testes, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (18), que testes de fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 possam ser feitos no Brasil.

A Anvisa, porém, não informou quando os testes devem começar, já que isso depende da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas científicas. 

Desenvolvida pela biofarmacêutica belga Janssen Pharmaceuticals, uma empresa do grupo Johnson & Johnson, esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no país. Também é preciso que a farmacêutica organize com os pesquisadores a forma de recrutar os voluntários.

As primeiras etapas (1 e 2) dos testes da vacina da Johnson começaram em julho, nos Estados Unidos e na Bélgica.

Em um estudo com macacos, publicado na revista científica NATURE, cientistas descreveram que a vacina protegeu os animais com o novo coronavírus, com apenas uma dose.

Todos os seis animais que receberam a substância ficaram completamente protegidos de doenças pulmonares, e cinco de seis ficaram protegidos de infecções, tal como verificado pela presença do vírus em amostras nasais.

As fases de teste de uma vacina

Depois que uma vacina é desenvolvida, o teste de eficácia do medicamento se divide em duas grandes etapas. A primeira delas é a pré-clinica, na qual são realizados testes em animais para comprovação dos dados obtidos em experimentações in vitro. E a segunda é a etapa dos testes clínicos em seres humanos, que é subdividida em três fases.

A primeira testa o medicamento em um menor número de voluntários (entre 20 e 80). Na segunda, esse número já chega a centenas de testados. Já a última etapa do teste clínico – a fase três – testa a eficácia do medicamento em um maior contingente de pessoas, que chega na casa dos milhares. Passada essa fase, a vacina é aprovada e pode ser produzida em larga escala.