Foto: Mariana Castro /Divulgação

Projeto Percussão Catarina proporciona experiência cultural e educativa para estudantes da Escola Básica Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos

No dia 19 de abril, os alunos da Escola Básica Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos mergulharam em um universo de ritmos e batidas com o projeto Percussão Catarina. Através de oficinas práticas e teóricas, os estudantes dos anos finais do ensino fundamental tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os ritmos afro-brasileiros e sua importância na cultura do país.

Sob a orientação de músicos especializados, os jovens exploraram diversos ritmos tradicionais, como ijexá, congo, congado mineiro, boi do maranhão e samba. Além de conhecer a história e as características de cada estilo, os alunos também colocaram a mão na massa, experimentando a sensação de tocar os instrumentos e vivenciando a magia da percussão afro-brasileira.

Luciano Candemil, idealizador do projeto, destaca a relevância dessa experiência cultural para os estudantes. “A música afro-brasileira é um tesouro cultural que nos conecta com as raízes do nosso povo. Ao proporcionar essa vivência aos alunos, estamos contribuindo para uma educação mais ampla e enriquecedora”, afirma.

O Percussão Catarina é realizado pela Cand Music Produções Artísticas, com apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, e patrocínio da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.