Bombeiros usaram auxílio de drones para encontrar a vítima - Foto: Divulgação/CBMSC/Redes Sociais

Operações intensas mobilizam bombeiros, guarda-vidas e tecnologia para localizar corpo

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) localizou na manhã desta quarta-feira (24) o corpo do adolescente de 15 anos que desapareceu no mar da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Ele estava desaparecido desde sábado (20), após ser arrastado por uma corrente de retorno durante um banho junto com outros dois jovens.

A vítima foi avistada por volta das 8h, durante observação de rotina no mar a partir do posto de salva-vidas. O corpo boiava a cerca de 250 metros da costa, à direita do ponto de observação, e foi resgatado com auxílio de motos aquáticas por equipes de salvamento.

Desde o desaparecimento, uma operação extensa esteve mobilizada: 21 bombeiros militares, guarda-vidas civis, drones (incluindo modelos à prova d’água), motos aquáticas, quadriciclo e viaturas de resgate. As buscas englobaram mergulhos, varreduras superficiais e aéreas e enfrentaram desafios como nevoeiro intenso, visibilidade reduzida e correntes marítimas fortes.

Nos dias seguintes ao desaparecimento, chuvas e o escoamento de água doce para o mar turvaram a água, dificultando a visão subaquática e forçando a suspensão temporária de drones comuns. Equipamentos especiais foram acionados e o trabalho foi ampliado para toda extensão da praia.

O corpo apresentava sinais de decomposição, indicativo de que esteve submerso por tempo prolongado. A Polícia Científica foi acionada e encaminhou o cadáver ao Instituto Médico Legal (IML).

A operação de quatro dias reflete a urgência e compromisso dos órgãos de resgate e segurança. Agora, cabe à família realizar os procedimentos de recolhimento e luto, enquanto a comunidade compartilha comoção pela perda precoce de Maick Ferreira.