
Mandados são cumpridos em SC e SP contra grupo suspeito de movimentar milhões ilegalmente
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a segunda fase da Operação Narco Azimut, com ações em diversas cidades brasileiras, incluindo Balneário Camboriú.
A ofensiva tem como alvo um esquema de grande escala voltado à lavagem de dinheiro e evasão de divisas, com atuação dentro e fora do país.
Ao todo, cerca de 50 agentes federais participaram do cumprimento de 26 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e prisões temporárias.
As ordens foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Santos e também são executadas em municípios do estado de São Paulo, como Ilhabela e Taboão da Serra.
Segundo as investigações, o grupo investigado movimentava valores expressivos provenientes de atividades ilícitas. O montante sob investigação pode chegar a R$ 934 milhões, valor que também está sujeito a bloqueio judicial.
De acordo com a PF, os suspeitos utilizavam diferentes estratégias para dificultar o rastreamento do dinheiro. Entre os métodos identificados estão transações em espécie, transferências bancárias e operações com criptoativos.
O uso de empresas e terceiros também era empregado para dar aparência de legalidade aos recursos.
A operação é um desdobramento de apurações iniciadas nas ações Narco Bet e na primeira fase da Narco Azimut.
Além das buscas, a Justiça determinou medidas cautelares que restringem a atuação empresarial dos investigados. Entre elas estão a proibição de movimentação societária e de transferência de bens ligados ao esquema.
Os envolvidos poderão responder por crimes como associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Até o momento, a PF não divulgou detalhes sobre os alvos específicos em Balneário Camboriú.
As investigações seguem em andamento e novas informações poderão ser divulgadas nos próximos dias.
Fonte: ND+









