Agentes de Endemias percorrem bairros de Itapema durante levantamento que identifica focos do Aedes aegypti - Foto: Divulgação

Levantamento técnico percorre todos os bairros e orienta ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya

Teve início nesta segunda-feira (26) em Itapema o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelos Agentes de Combate às Endemias com foco na prevenção da dengue, zika e chikungunya.

A ação segue até o dia 7 de fevereiro e percorre todos os bairros do município, com visitas organizadas por amostragem em residências, comércios e prédios públicos. O objetivo é identificar a presença do mosquito e mapear áreas com maior risco de infestação.

Durante as visitas, os agentes inspecionam locais que podem acumular água, como caixas d’água, pneus, calhas, ralos e recipientes descartáveis. Quando encontrados focos, são adotadas medidas imediatas de eliminação e orientação aos moradores.

As informações coletadas servirão de base para o cálculo do Índice de Infestação Predial, que define as estratégias de combate ao mosquito e orienta as ações de vigilância e educação em saúde no município.