
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta quinta-feira (22) a definição do nome que irá compor sua chapa como pré-candidato a vice-governador nas Eleições 2026. O escolhido foi o atual prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), em uma aliança que consolida a união entre as principais forças da direita no estado.
A confirmação foi feita por meio de redes sociais, em postagem compartilhada pelos dois políticos, em que Jorginho destaca a importância da parceria e celebra a união de propósitos. “A direita se uniu em Santa Catarina. Que seja exemplo para o Brasil!”, escreveu o governador ao lado de uma foto com o prefeito.
Adriano Silva, que vem de um amplo histórico na administração de Joinville e foi reeleito recentemente com forte votação, afirmou que aceitar o convite foi uma decisão que envolve responsabilidade e compromisso com o futuro do estado. Ele disse que deixará a prefeitura para atender às exigências da legislação eleitoral.
Segundo a regra eleitoral, os gestores públicos que desejam concorrer a cargos estaduais precisam renunciar seis meses antes das eleições, o que coloca como prazo limite o dia 4 de abril para a desincompatibilização.
Em vídeo publicado em suas redes, Adriano agradeceu a confiança e explicou que, apesar da decisão difícil — dada a ligação afetiva com a cidade que governa —, o desafio de atuar em uma escala estadual representa, para ele, uma oportunidade de ampliar sua atuação política para beneficiar não só Joinville, mas todo o estado.
A aliança entre PL e Novo em Santa Catarina tem sido vista por analistas como um movimento estratégico para ampliar o alcance eleitoral e fortalecer a base de apoio de Mello na corrida pelo governo. Além disso, a composição representa uma busca por estabilidade política e coesão entre partidos com agenda semelhante na gestão pública.
A decisão marca mais um capítulo na preparação das Eleições 2026, que ocorrerão em outubro e elegem governadores, presidente, senadores e deputados em todo o país, situando Santa Catarina em um cenário de forte disputa política.
Ver essa foto no Instagram









